PE de Montezuma
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
7
Espécies com foto:
7
Espécies com som:
0
Total de registros:
7
Total de fotos:
7
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

bagageiro
Henrique Neyffer
garça-branca-grande
Henrique Neyffer
baiano
Henrique Neyffer
viuvinha
Henrique Neyffer
choca-do-nordeste
Henrique Neyffer
Áreas de Observação

Parque Estadual de Montezuma

Localizado no norte do Estado, com clima semi-árido, o Parque Estadual de Montezuma tem prolongados períodos de seca. A área é constituída de um platô, relativamente plano, com altitude de cerca de mil metros, entrecortado por vales que formam escarpas, terraços e várzeas.

O Parque está inserido na bacia do Rio Pardo, o maior curso d´água do extremo Norte de Estado, na divisa com a Bahia. Abriga o Ribeirão da Tábua é o principal curso d“água e dos maiores formadores do Rio Pardo e manancial de fornecimento d'água para o município de Montezuma.

A vegetação da área de planalto é de cerrado e campos de altitude. Nos vales, encontram-se áreas de transição entre o cerrado e a caatinga.

Entre os atrativos naturais, destaca-se a grande beleza cênica dos vales e paredões rochosos, que dão à área um enorme potencial turístico.

História

A criação do Parque, com seu grande potencial turístico, pode ser aproveitado para alavancar o desenvolvimento sustentável do município de Montezuma que possui um dos menores índices de desenvolvimento social do Estado (0,59, o quinto menor do Norte do Estado e o 11° entre os menores do Estado).

Criação: Decreto sem número, de 28 de setembro de 2007.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS. Parque Estadual de Montezuma. Disponível em <http://www.ief.mg.gov.br/unidades-de-conservacao/482>. Acesso em 11 mar. 2021.